Loading...

Comemoração dos 70 Anos do CDUL

É JÁ AMANHÃ - NÃO FALTES!


Ninguém Pode Ficar de Fora - Se não queres perder e precisas de ajuda contata

eventos@cdul.pt

COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS DO CDUL

Pestana Palace, Cavalariças, dia 8 de Outubro pelas 18h30


Desde a sua fundação em 1952, pelas mãos dos Eng. Vasco Pinto de Magalhães (sócio nº 1), Serafim Marques, Dr. António Sá Lima, Prof. José Eduardo Falcão Santos, Joaquim Máximo Calça e Pina, Dr. Ruy Sanches da Gama e Prof. Mário Moniz Pereira, entre outros, que o CDUL pugnou, nas palavras do seu sócio primaz, por “uma intransigente defesa da ideia desportiva na escola: organizar e zelar pela vida desportiva inter-universitária e, simultaneamente, cuidar da representação dessa actividade junto dos clubes federados, velando aqui, como ali, para que os clubes desportivos observem os princípios que tem por imutáveis: amadorismo, lealdade, respeito pelo próximo e por si mesmo”.

Fiel a este objetivo, apesar de hoje ser mais conhecido como um dos grandes no panorama do rugby nacional, o CDUL nasceu como um clube multidesportivo, não apenas focado naquela modalidade, tendo, nos seus primeiros 30 a 50 anos, chegado a obter importantes resultados com as sua equipas de atletismo, basquetebol, badminton, voleibol, futebol, ténis e esgrima, tendo mesmo sido por diversas vezes campeão nacional em algumas dessas modalidades.

Atualmente, o CDUL desenvolve as modalidades do atletismo, esgrima, voleibol e rugby, acolhendo cerca de 500 atletas de todas as idades, devidamente federados, apostando acima de tudo na formação dos mais jovens, com quem tem tido grande sucesso, tanto a nível individual, como em resultados por equipa.

Contudo, foi o rugby que trouxe a maior visibilidade ao Centro Desportivo Universitário de Lisboa. Depois da conquista do seu primeiro campeonato nacional, na época de 1963/64, seguiram-se muitos outros títulos, somando-se hoje 20 campeonatos nacionais, 8 Taças de Portugal e 3 Taças Ibéricas, no escalão sénior e muitos outros nos escalões mais baixos, sendo de destacar o campeonato nacional de 2021-2022 conquistado pelos nossos valentes e talentosos atletas do escalão Sub-19.

       Mas não só dos resultados desportivos nos podemos e devemos orgulhar. Com efeito, ao longo destas últimas décadas o CDUL tem vindo a desenvolver e sedimentar obras e intervenções ao nível da responsabilidade social, da integração e valorização de jovens carenciados através da prática desportiva, participando também desde a primeira hora em ações de recolha de alimentos para famílias desprovidas e inúmeras outras atividade de beneficência e de cariz social, sendo de realçar designadamente através do projeto RHINOS, que nasceu em 2015 de uma parceria feita entre o CDUL, o Colégio Pedro Arrupe (CPA) e Escolinha de Rugby de São João da Talha (ERSJT), com o objetivo duplo de, por um lado introduzir a prática do rugby nestas instituições e por outro, de integrar rapazes e raparigas de áreas problemáticas da cidade de Lisboa, proporcionando-lhes acesso à prática do desporto de equipa, com valores sólidos e muito marcados de conduta social e de nível competitivo elevado. Destas iniciativas resultaram grandes atletas do CDUL, alguns deles que competem nos mais altos escalões do rugby nacional e internacional, fazendo parte da seleção nacional, e que hoje vivem, com as suas famílias, realidades sociais, culturais, académicas e perspetivas económicas bem diferentes das que dispunham à partida.

Toda esta evolução, todas estas conquistas, todo o espírito de comunidade, de grande família, construídos ao longos de 70 anos, serão melhor, com muita alegria vivenciados e comemorados com a a Família do CDUL, uma família alargada, que não poderá deixar de comparecer em força neste grande evento.

ESPERAMOS POR SI!